Baixe Agora...

O eBook introdutório de Natal e aproveite máximo as suas férias aqui. (é Grátis)

Grato! Não preciso, Já sei tudo sobre Natal! (X)

São Miguel do Gostoso

Encontre Praias Paradisíacas Aqui!

São Miguel do Gostoso Localizada bem próxima a Natal, a 108 km da capital, é um Paraíso que ainda não foi totalmente descoberto pelos turistas, o que torna o lugar um destino perfeito para quem procura dias de sossego em meio a um cenário maravilhoso, onde o rústico e o conforto formam uma parceria imbatível.

Dica :Coisas que você  precisa ler antes de ir, além disso, gravei um vídeo direto de lá para Você.

Confira tudo aqui! 😀

São Miguel do Gostoso

Paraíso pouco Explorado

Apesar de não constar entre os destinos mais procurados do país, a cidade a cada ano conquista mais visibilidade, tornando as estruturas hoteleira e gastronômica cada vez maiores e melhores.

A vila de São Miguel do Gostoso também atrai praticantes de esportes náuticos, como widsurf e kitesurf, sendo classificada como um dos melhores pontos do Brasil para praticar esportes à vela.

Se você deseja visitar o local, porém, deve ir sem deixar negócios e outras pendências para resolver por celular: como em São Miguel do Gostoso não há sinal móvel, a dica é desapegar e aproveitar os dias sem celular para conhecer os simpáticos e hospitaleiros moradores da região, relaxar corpo e mente e passear pela beira-mar das praias, que além de um cenário com dunas possui ótimas pousadas e restaurantes.

Atrações em São Miguel do Gostoso

São Miguel do Gostoso

Em São Miguel do Gostoso há diversas atrações e passeios para turistas de todos os tipos. Faz parte da lista o passeio de buggy até Galinhos, um local com praias tranquilas e águas mornas.

O tour passa por mais de 10 praias maravilhosas, algumas indicadas para banho, dunasm falésias e trilhas e termina na Praia de Tourinhos.

No total são oito horas regadas a muita diversão e cenários maravilhosos.

É possível também fazer passeios a bordo de um cavalo, conhecendo calmamente um pouco mais da região. Com duração de uma hora, os passeios podem ser feitos com auxilio de guia e custam em torno de R$40.

Para os aventureiros, é possível alugar buggy, bicicleta, moto e quadriciclo para conhecer os melhores pontos de  Gostoso

Quando se trata das praias da região, o que não falta é opção para todos os gostos. Se você gosta de praticar windsurf e kitesurf, a praia mais badalada é Ponta do Santo Cristo, uma das melhores de todo o mundo para a prática desse tipo de esporte.

Para os inexperientes em kitesurf há cursos que duram de uma a 10 horas, sendo estes últimos indicados para iniciantes, com aulas práticas e teóricas.

Outra praia que atrai muitos turistas é a belíssima Praia Tourinhos, sem dúvidas alguma a mais bonita da região.

Destaque para as formações rochosas a partir de dunas petrificadas há 2500 anos. Embora seja bastante visitada, ela é considerada semideserta e possui areia fofa, recifes e ondas fracas.

Através dos recifes há ainda jatos de água que espirram das pedras em alto mar, uma das peculiaridades da região.

 Se puder, não perca a chance de curtir o pôr do sol a partir desta praia, uma experiência inesquecível!

Guia completo de 10 coisas imperdíveis de  São Miguel do Gostoso; Aproveite já um destino que certamente vai te encantar do começo ao Fim!

 sao-miguel-do-gostoso_10_motivos_para_conhecer_rn

Você busca um lugar único e deseja saber coisas como:

 O que fazer em São Miguel ou  Onde se Hospedar ?

Apresento a Você Guia:

  • Das Melhores Pousadas
  • As Melhores em Custo x beneficio
  • Melhores Praias que encontrará por lá!
  • As Melhores em econômia
  • Como chegar a São Miguel do Gostoso ?
  • Delicioso Passeios
  • Detalhes e Curiosidades de Gostoso
  • A vizinha e deslumbrante Praia de Galinhos
  • A noite de Gostoso
  • Melhores e preferidos restaurantes
  • E o tão esperado réveillon que promete agitar últimos dias do Ano!

 Preparado para ler o conteúdo mais atual e completo de São Miguel?

Então convido você então a sentir o gostinho desse lindo lugar aqui…

Quando está em jogo a oportunidade de hospedar-se bem longe dos aborrecimentos do cotidiano, São Miguel do Gostoso sobe no ranking de melhores opções. Isso porque ali as férias são levadas a sério: romance, descanso e tranquilidade.

Esse é o lugar do litoral do Rio Grande do Norte que, nos últimos anos, mais caiu no gosto de quem prefere explorar o que não costuma aparecer nos roteiros dos turistas tradicionais. Não surpreende que quanto mais visibilidade ganha São Miguel do Gostoso, mais dinâmica se torna a estrutura hoteleira e gastronômica da região.

Como temos todo o interesse de garantir o máximo de exatidão e atualidades das informações turísticas no Rio Grande do Norte, preparamos um artigo completo sobre São Miguel do Gostoso.

Antes de viajar, não deixe de ler este artigo.

Redescobrindo a vida sem celular

Praia de Tourinhos RNEnquanto muitos utilizam seus celulares para se conectarem com o mundo – ainda que nas férias –, há aqueles que preferem se ausentar. Em São Miguel do Gostoso, a conexão dispensa os aparelhos e acontece, na verdade, nos moldes tradicionais: com apenas 10 mil habitantes, é fácil cruzar com outros turistas ao transitar entre a praia e a única igreja da cidade.

Verdade: não há sinal para celular e a pequena vila tem apenas uma igreja. Mas a cidade não se envergonha disso. Prefere mesmo estar afastada do burburinho. Pelas ruas, anda-se tranquilo, falando devagar, ouvindo o sotaque gostosense e jogando conversa fora com os moradores na praça.

Era uma vez uma capela

igreja-sao-miguel-arcanjo-rnA Igreja de São Miguel Arcanjo, na Avenida dos Arrecifes, é pequena, mas dá o que falar. É a melhor atração da cidade simplesmente porque sua construção coincide com a história de Gostoso.

A igreja é o tesouro da região. Foi construída, no século XIX, por um comerciante local, por conta da sua devoção a São Miguel Arcanjo. Curado de uma doença, dedicou a construção ao santo.

Passados os anos, outra capela foi erguida pelos próprios moradores, sendo mantidas as imagens e as pinturas dedicadas ao Santíssimo.

Um magnífico isolamento

São Miguel do Gostoso, antes chamada de São Miguel de Touros, é quase que “legalmente” protegida para permanecer “isolada para sempre”. Conserva-se o clima bucólico das vilas de pescadores e a atmosfera é de reunião de amigos e familiares.

Se ainda não acredita, conheça, a seguir, algumas das particularidades da região:

  • Preserva-se a cultura dos pescadores.
  • Os visitantes andam descalços e a pé.
  • Não há música alta e agito nos bares.
  • A diversão é pegar fruta no pé das árvores.
  • Bicicleta, quadriciclo, bugue ou jegue (ou melhor, jegue-táxi) são os meios de transporte.
  • O clima é estável com ventos e temperatura de 28ºC.

 

Refúgio dos esportes náuticos

kitesurf-em-sao-miguel-do-gostosoA serenidade da região, no entanto, é pontuada pelas experiências aquáticas. É a mais célebre opção para quem curte windsurf ou prancha à vela e kitesurf.

É recomendado, por exemplo, programar uma manhã para praticar windsurfe na Praia do Cardeiro cujas águas tranquilas do pequeno lago formado com águas da chuva reservam ótima experiência aquática.

Para os verdadeiros devotos do kitesurf, a praia Ponta de Santo Cristo continua sendo a melhor opção para a prática da atividade. Nela, os moradores e comerciantes locais fazem de tudo para seduzir os visitantes: se você é inexperiente em kitesurf, há cursos livres, com aulas práticas e teóricas, que duram de uma a dez horas.

Saiba, a seguir, por que São Miguel do Gostoso está entre os cinco melhores destinos de kitesurf:

  • As praias da região têm água morna.
  • Gostoso registra quase dez meses de bons ventos.
  • Os primeiros metros das praias são rasos e feitos para aprendizes.
  • Ali está o clube de kite do tricampeão mundial, Kauli Seadi.
  • Gostoso fica, exatamente, onde há os melhores ventos, na “esquina” do Brasil, quando termina a estrada BR 101.

Surfando nas dunas de Gostoso até Galinhos

Galinhos RNAs praias justificam a fama de Gostoso. A mais gostosa das paisagens são as dunas. Para integrar-se ao espírito desse belo pedaço de terra, recomenda-se o passeio de cerca de duas horas até Galinhos.

Debruçado sobre as praias, o passeio proporciona magnífica vista para o cenário de areia, com dunas intercaladas por falésias e trilhas, até as águas morninhas de Galinhos.

A vila Galinhos é menor que São Miguel do Gostoso. Não tem transporte público, carros, motos. Nem museu, nem centro de compras. Nadinha. Mas jegue-táxi e paredes de sal – que mais parecem neve.

A cidade deserta, à primeira vista, parece um oásis – pronto para ser admirado. Mas as dunas de sal dividem espaço com os cata-ventos gigantes do parque eólico. Por conta dos ventos fortes, é recomendado proteger os olhos e a boca.

Os rios de Galinhos

rio-aratua

Mas não só de água e sal vive Galinhos. Sua alma e inspiração estão também nos seus rios e arredores.

O rio Aratuá, por exemplo, é o “braço” que envolve a vila de Galinhos. Ele se ramifica em pequenos riachos estreitos, por onde passam embarcações turísticas e canoas nos dias de maré baixa.

Nos arredores, o centro das atenções daqueles que gostam de fazer luau é a região da Duna do Capim, localizada a cerca de seis quilômetros do rio Aratuá.

Não passa em branco o rio Pisa Sal, um desdobramento do Aratuá. Um trajeto de seis quilômetros do Pisa Sal leva até a Ilha da Estiva, onde a paisagem de mangue disputa com a de vegetação do sertão: logo depois da curva do rio, o que era mangue se transforma em clima árido.

O rio Galos, por sua vez, está localizado a três quilômetros de Galinhos e pode ser explorado a pé. É, também, uma oportunidade para conhecer a vida e a rotina dos moradores e pescadores que vivem do mar.

Rindo gostoso

A ironia contida no nome não é mera coincidência. Quem vai a Gostoso volta de lá com pelo menos uma certeza: nas férias em São Miguel, dá pra rir gostoso.

Brincadeira à parte, risadas gostosas têm muita a ver com as lendas contadas na região: um morador que hospedava viajantes em sua casa era chamado “seu Gostoso”. Era ótimo contador de histórias e dono de uma risada longa e inesquecível.

O nome “Gostoso” foi, então, acrescentado a São Miguel como resultado de um plebiscito em 1993.

Ir à praia com classe

praia-do-marco-rnNão, não estamos falando de luxo. Nem de iates ou navios. A alternativa mais confiável para se transportar em São Miguel do Gostoso é a cavalo, o que permite conhecer bem de perto as maravilhas da região. Os passeios custam em média R$ 40.

É, certamente, excitante conhecer a Praia do Marco a cavalo. Não é necessário pensar muito para concluir que o nome da praia está diretamente ligado à sua história.

Foi ali que, um ano após o descobrimento do Brasil, os portugueses colocaram o primeiro marco colonizador nas terras brasileiras, durante a expedição de Gaspar Lemos de 1501. Hoje, encontra-se no local uma réplica do marco. O original está exposto no forte dos Reis Magos, em Natal.

A história é assim: nos anos de 1501 e 1502, a primeira expedição portuguesa ao Brasil, composta por três navios, foi comandada pelo navegador Gaspar de Lemos. Acompanhado de Américo Vespúcio, Gaspar a partir da Praia do Marco, saiu pelo litoral afora nomeando diversos acidentes geográficos brasileiros.

Conheça, agora, mais praias da região:

  • Praia de Tourinhos RNPraia de Tourinhos: com formações rochosas de dunas petrificadas há mais de 2.500 anos, é uma das praias mais bem cotadas do nordeste no ranking do Guia 4 Rodas.

 

  • Praia Ponta do Santo Cristo: tem mar com cores douradas e avermelhadas.

 

  • Praia do Cardeiro: nas épocas de chuva, a vazante vai de encontro com o mar, tornando-se uma bela paisagem.
  • Praia da Xêpa: na época da Segunda Guerra Mundial, tropas do exército brasileiro ali instaladas chamavam as refeições de “hora da xêpa”, o que deu nome à praia.

 

  • Praia de Maceió: local de águas calmas, tal como uma lagoa.

 

Mergulho na noite de Gostoso

tuk_tuk_

Enquanto a agenda do dia é ocupada pelas praias e seus jatos de água que espirram nos recifes tal como um “suspiro de baleia”, as caipirinhas excêntricas são as atrações da noite. Point da cidade, a creperia Madame Chita serve caipirinhas de cajá, banana com canela e seriguela.

Se prefere ouvir música, outro local bem frequentado é o bar J. Sparrow’s, localizado na Ponta do Santo Cristo. Caldo de camarão, caldo de peixe e porções com toque gourmet são alvos de elogios de quem visita o bar.

O jantar especial fica por conta do restaurante Tuk Tuk, bem avaliado nos quesitos cardápio e decoração. Tem certificado de excelência, também, a Pizzaria Quintal, com sua massa fina e atmosfera aconchegante.

Há uma peculiaridade na gastronomia de Gostoso. Entre pratos à base de pescados, o visitante é surpreendido pelas “invenções gastronômicas”, servidas no estilo chique-rústico.

Organizamos, a seguir, uma lista de outros restaurantes de São Miguel do Gostoso.

  • Genesis Resto Bar: bistrô aconchegante com ótimos drinks.
  • Spaço Mix: arquitetura rústica, vista para o mar e batata recheada no barro.
  • Bar do Tico: saboroso peixe vermelho e porções bem servidas.
  • A Tartaruga: cardápio simples e paisagem sensacional.
  • Nifu, Nifa: combinação de hambúrgueres e tortilha espanhola.

Ano Novo nas Praias de Gostoso

imagina_que_gostosoJá tem até nome: Réveillon do Gostoso. Não menos animado do que as famosas festas de Ano Novo do Brasil, o Réveillon de São Miguel do Gostoso tem suas orlas agitadas por cerca de cinco festas entre os dias 27 de dezembro e 1 de janeiro.

Mangata, Sunsets, Jugle, Baile do Zeh Pretim são as principais festas, além da grande noite da virada. O site oficial da festa é www.imaginaquegostoso.com.br

Só perde a oportunidade quem não estiver com o juízo perfeito. As pousadas de Gostoso já começaram a se preparar para a chegada do Réveillon. E pelo visto estão se saindo bem.

No início do mês de novembro, segundo o site de reservas Booking.com, apenas treze das cerca de 40 pousadas localizadas em Gostoso tinham quartos disponíveis para os dias de Réveillon.

Sua hospedagem em Gostoso

Não há hotéis da categoria resort em Gostoso, mas há, sim, pousadas de primeira linha. Com clientelas leais, algumas chegam a exalar atmosfera refinada. A seguir, testamos e selecionamos algumas, separando-os em três categorias: melhores, melhor custo-benefício e ótimo preço.

As Melhores Pousadas de São Miguel do Gostoso

Pousada Boutique Vila Boa Vista

sao-miguel-do-gostoso-villa-boa-vista90

O destaque é o espaço dedicado às masagens: uma tenda suspensa de frente para a Lagoa do Cardeiro. TV LCD com canais fechados, cama queen size, quarto separado para as crianças e rede WiFi complementam os mimos oferecidos.

A Boa Vista faz passeios a cavalo e aluga buggy. É famosa por hospedar noivos e convidados para a festa de casamento no gramado ao ar livre.

Pousada dos Ponteiros

pousada-dos-ponteiros-em-sao-miguel-do-gostoso65Com boa estrutura, a Ponteiros investe no paisagismo da sua área externa. A decoração da piscina, rodeada de buganvílias vermelhas e alamandas amarelas, evidencia o “naturalismo” em oposição à vida caótica das grandes cidades.

O destaque fica para o mini-spa, onde trabalham profissionais especializados em massagens indianas ayurvédicas. Vale lembrar, também, que a Pousada dos Ponteiros prestigia projetos de responsabilidade social: a decoração do interior exibe quadros com elementos locais, bonequinhas de pano e almofadas de fuxico, uma técnica muito popular em São Miguel do Gostoso. Nos jardins, há gigantescos ovos em escultura de argamassa – obra de artistas locais.

Para Reservar : > Acesse Aqui <

Vila Emanuelle B&B Pousada Boutique (Ponta de Santo Cristo)

vila-emanuelle-bb-pousada-boutiqueCom chalés de luxo, piscina e banheira de hidromassagem, a pousada é a pedida dos que procuram qualidade com certificado de excelência. É o caso da Vila Emanuelle, que recebeu a certificação pelo Trip Advisor.

Está localizada a 150 metros da praia, na Ponta de Santo Cristo, que, por sua vez, é bastante conhecida por ser um dos melhores pontos para a prática de kitesurf.

Pousada Ilha do Vento

ilha_do-vento_sao_miguel_do_gostosoEsta é outra pousada que recebeu a certificação de excelência pelo Trip Advisor. Localizada, na areia, a cinco minutinhos a pé da praia de Santo Cristo. O paisagismo da decoração garante a privacidade dos turistas na área de lazer.

A pousada segue a lógica do “sinta-se em casa”. Há, por exemplo, uma cozinha comunitária e uma área para churrasco, onde os hóspedes podem preparar as próprias refeições. Por isso, é tão procurada por famílias com filhos que encontram em São Miguel do Gostoso.

Pode reservar online todas Pousadas de São Miguel do Gostoso : > Acessando Aqui <

Pousadas com o Melhor X Custo-benefício

 Pousada Magia e Sedução (Avenida dos Arrecifes)

Está localizada próxima ao Nifu, Nifa. O clima zen se estende pela ampla faixa de areia dos arredores. Fica bem próxima ao pórtico de São Miguel e de extensa área verde.

Pousada Casa de Taipa

O melhor desta pousada está guardado no museu. Sim, há um museu exclusivo. Inspirado no povo do nordeste brasileiro, o museu é aberto à visitação pública.

Para quem não conhece, taipa é uma técnica construtiva à base de argila e cascalho para erguer paredes. O museu imita uma casa de taipa em tamanho real – típica do sertão nordestino.

Cercada por jardins, a pousada tem área de lazer com três piscinas, redário e mirante. O artesanato vendido na pousada é feito pelos próprios donos e por artesãos locais.

Pousadas com bons preços e Ótima Qualidade

EL Surfista Hostel-Pousada (Enseada das Baleias)

Tem estrutura para receber grupos que vão a Gostoso para praticar esportes aquáticos. O El Surfista tem cozinha bem equipada e espaço longe. Oferece passeios de buggy e aluguel de quadrículos.

Chalé Alto Mar Flats (rua Alto Mar)

O Alto Mar Flats fica localizado no centro de São Miguel do Gostoso. As unidades são simples e incluem TV de tela plana, cozinha e WiFi gratuito.

A lista, a seguir, inclui as pousadas mais bem avaliadas no site Booking.com:

  • Vila Emanuelle B&B Pousada Boutique
  • EL Surfista Hostel-Pousada
  • Chalé Alto Mar Flats
  • Pousada Magia e Sedução
  • Pode reservar online todas Pousadas de São Miguel do Gostoso : > Acessando Aqui <

Sua viagem

Por do Sol no Rio PotengiSão Miguel do Gostoso fica a 112 km da zona hoteleira da Ponta Negra, em Natal; ou seja, a 110 km do aeroporto da capital. Do aeroporto, a viagem deve durar cerca de duas horas.

De carro, a estrada que leva a São Miguel do Gostoso é a BR 101. O trevo para a BR 101 fica 7 km antes da saída para o aeroporto. Em uma única reta, vá quase até o final da BR 101. Logo depois de Touros, saia na rodovia RN 023.

De ônibus, há a rota diária Natal-Gostoso com parada em Touros. A rodoviária de Natal fica na Avenida Capitão Mor Gouveia, 1597, no bairro de Cidade Esperança.

 

Arredores para ir e voltar

Mergulho em MaracajaúOra, às vezes se esquece que se hospedar em São Miguel do Gostoso permite outras atividades que, da mesma forma, desvendam encantos. A cidade serve como base para ótimos passeios tanto pelo norte como pelo oeste do Rio Grande do Norte.

É o caso dos mergulhos oferecidos por algumas empresas e hotéis da região. Afinal, é o mar que dá identidade e personalidade a Gostoso.

Não dá, porém, pra sair escolhendo qualquer lugar. Existem algumas praias e lagoas que se destacam pelo serviço especializado.

Conheça os melhores mergulhos a seguir:

  • Parrachos de Peróbas: a cinco quilômetros da costa, com água acima da cintura, o mergulho é de nível simples e permite visualizar cardumes e vegetação marinha.

 

 Nos arredores, vale a pena conhecer também Touros. Não para mergulhos, mas para conhecer o farol de 62 metros de altura e 298 degraus – o segundo mais alto da América Latina. É ali que podemos ver a “esquina do Brasil”, onde o mapa do país faz a curva a oeste.

É hora de buscar os horizontes e descobrir o que existe lá do outro lado!

 

Confira abaixo o Vídeo bem curtinho que GRAVEI de lá para Você !

 

Estive em São Miguel do Gostoso e registrei em vídeo, confira!

(Vídeo curtinho 1:59)

            J.Sparrow Fachada

 Nos finais de semana, ao cair da noite, os turistas e moradores se reúnem nos points da cidade, como o bar, loja e creperia Madame Chita, com ambiente charmoso e repleto de mesas que se espalham pela rua. A dica é provar as caipirinhas de cajá, banana com canela e seriguela, uma grata surpresa ao nosso paladar.

Outro local bem frequentado é o bar J. Sparrow’s, localizado na Ponta do Santo Cristo.

Com estrutura de sapê e madeira, o pub praiano é frequentado por estrangeiros e sempre recebe seus visitantes com muito rock’n’roll.

Para Você Saber Mais:

3 Praias que você não pode deixar de conhecer:

Eu sou um bloco de texto. Clique no botão Editar (Lápis) para alterar o conteúdo deste elemento.

São Miguel do Gostoso
5 (100%) 13 votes

Participe, deixe suas Dúvidas ou Dicas aqui!


 
  • Fãs


  • Booking.com

  • APAIXONE-SEPRAIASPASSEIOS E ROTEIROSPONTOS TURISTICOSPOUSADASGASTRONOMIARNDIVERSÃO E CULTURATRANSFERS E LOCAÇÃO

Praias do Nordeste

Desvende as Melhores Praias do Nordeste Brasileiro que Você não Pode Deixar de Conhecer

Quero Desvendar !

Fernando de Noronha

Conheça O Paraíso que fica a apenas 370 km de Natal e possui 3 das praias Mais Bonitas do Brasil. O Arquipélago Garante Momentos Inesquecíveis a seus visitantes

Quero Conhecer Noronha 

Receba Agora...

O "Ebook introdutório de Natal" para Aproveitar o Máximo suas Férias Aqui. ( é Grátis)

Somos contra Spam. Fique tranquilo!