Praias do Litoral Sul de Natal-RN

 
 

Baía Formosa Barreta Búzios
Camurupim Cacimbinhas Cotovelo
Lagoas de Guaraíra  Malembá Pirangi do Norte e Sul 
Ponta do Madeiro Praia de Pipa Praia de Sagi
Sibaúma Barra de Cunhaú Barra de Tabatinga

Barra de Tabatinga
praia de tabatinga
        Imperdível em Barra de Tabatinga, ou simplesmente na praia de Tabatinga, é a visita ao Mirante dos Golfinhos,localizado sobre uma falésia. Com sorte, é possível ver - quando a maré está cheia - golfinhos se divertirem e darem shows rápidos dentro da água. 
        Outra atração é a Lagoa de Arituba onde é possível fazer um passeio de pedalinhos e de caíaque. A mata preservada ao redor da lagoa também pode ser conhecida durante um passeio de quadriciclo. Imperdível mesmo é aproveitar a oportunidade para praticar a atividade esportiva de aventura chamada tirolesa. Na lagoa o visitante também desfruta das barracas com pratos típicos de frutos do mar.
         Apesar de estar localizada apenas 45 km de Natal RN após a praia de Búzios, onde o mar é revolto, Tabatinga tem em sua parte baixa piscinas naturais próprias para banho formadas pelos arrecifes. Lá é possível também ter lições de asa delta e parapente devido a boa velocidade dos ventos e as falésias.

Barra do Cunhaú
Barra de Cunhau
        Localizada a 85 km de Natal RN, no litoral sul, Barra de Cunhaú pertence ao município de Canguaretama. Como as principais águas são calmas – devido ao rio desaguar no mar – quem chega tem a impressão de estar diante de uma lagoa ao invés do oceano atlântico. O encontro do rio com o mar é essencial para a existência de manguezais, habitat natural dos caranguejos – prato muito apreciado na região.
         O Rio Cunhaú e todo o litoral são ideais para praticar esportes náuticos como windsurf, kitesurf, jetski e esqui aquático. Lá também existe um Iate Clube, que incentiva a prática e realiza atividades recreativas como passeios em barcos a vela ou motorizados. Essas atividades fortalecem o turismo local.
          Barra de Cunhaú é conhecida pela criação de camarões em cativeiros – atividade chamada de carcinicultura. Procurada por quem quer sossego, se o visitante quiser um pouco de badalação pode dar uma conferida na vizinha praia da Pipa, distante a 8 km, através da balsa.

Baía Formosa
Baia Formosa
         Única baía do estado do Rio Grande do Norte, a cidade-praia Baía Formosa faz jus ao nome que carrega. É um dos mais bonitos pontos turísticos do Estado e está localizada a 94 km de Natal RN, seguindo em direção ao Litoral Sul pela BR 101. Mesmo sendo um dos lugares mais procurados do litoral do Estado, Baía Formosa conserva um ar pacato e calmo, e tem a pesca como atividade comercial.
          O visitante não pode ir embora da cidade sem antes conferir e fazer um passeio pela Mata Estrela - a maior reserva de Mata Atlântica do Rio Grande do Norte. Com quase dois mil hectares preservados à beira-mar, a Mata Estrela abriga muitas espécies em extinção da fauna e da flora brasileira.
Outra pedida, para os que são ou não supersticiosos é mergulhar nas águas da Lagoa de Araraquara, apelidada de Lagoa da Coca-Cola devido a cor escura da sua água, o que não influencia na sua pureza e qualidade. Os nativos acreditam que as águas dessa lagoa tenham poderes medicinais e de rejuvenescimento.
          Baía Formosa é composta ainda pelas praias de Sagi, do Farol, Perobas e Barreirinhas. Uma singularidade da formosa baía é que durante o ano as falésias que a compõe mudam de cor.

Barreta
Barreta
         Localizada no litoral Sul do Rio Grande do Norte, a praia de Barreta atrai muitos visitantes durante o período do carnaval. O curioso nessa praia é a existência de uma caverna, chamada Pedra Oca, esculpida em meio aos recifes pela força do mar, que aparece durante a maré baixa. Uma prática interessante é ficar dentro dela ouvindo o bater das ondas nas pedras. Barreta é uma praia tranquila para banho com piscinas naturais que convidam adultos e crianças a aproveitar um banho de mar sem ondas.

Búzios
Buzios
         A praia de Búzios está localizada a 23 km de Natal, no litoral sul do Rio Grande do Norte, entre as praias de Pirangi do Sul e Tabatinga. Pertence ao município de Nísia Floresta, que é o pseudônimo de uma das mais notáveis escritoras nascida no Rio Grande do Norte – Dionísia Gonçalves Pinto.  
Está entre as preferidas dos natalenses para curtir o período de veraneio, e é famosa pela força de suas ondas e ventos o que pede mais cautela na hora dos banhos, e chama a atenção dos surfistas e adeptos do windsurf e kitesurf. Também tem belíssimas dunas e o pequeno Rio Doce.
        À beira-mar o visitante encontra várias barracas para fazer refeições. Na avenida principal uma opção de lazer é o Big Blue Parque Aquático com piscinas, toboágua, parque infantil e restaurante.
       Com tempo sobrando para passeios culturais, é interessante também ir até Nísia Floresta visitar o famoso Baobá plantado em 1877, a Igreja Matriz, a antiga estação de trem, o Engenho Velho e o mausoléo de Nísia Floresta.

Camurupim
Camurupim
     Distante cerca de 30 km de Natal, Camurupim pertence ao município de Nísia Floresta – pseudônimo de uma feminista e renomada escritora nascida no Rio Grande do Norte, Dionísia Gonçalves Pinto. Marcada pela presença de arrecifes que formam piscinas naturais, a praia é ideal para banhos calmos e seguros. Na maré baixa uma dica é conhecer o interior de uma gruta entre os arrecifes chamada de Pedra Oca - é possível para uma pessoa com cerca de 1,60 metros ficar de pé lá dentro.
       Camurupim tem também dois parques aquáticos: o Parque dos Tubarões e o Pontal Parque Aquático. Além da Lagoa de Arituba, onde é possível fazer passeios em pedalinhos em forma de cisne e em caiaques. Pode-se também conhecer a mata preservada ao redor da lagoa através de um passeio de quadriciclo. Mais legal ainda é aproveitar para praticar a tirolesa. Além desses atrativos, existam barracas com pratos típicos de frutos do mar para saciar a curiosidade do turista.

Cacimbinhas
cacimbinhas
        Localizada entre o município de Tibau do Sul e a praia da Pipa, na zona sul do litoral do RN, a praia de Cacimbinha é parada obrigatória para quem tem interesse em voar de para-pente – o salto é dado de cima das falésias. É possível descer até a beira-mar por uma longa escadaria, e o que você vai encontrar é um lugar tranquilo, mais reservado, sem muitos visitantes. Nas águas da praia de Cacimbinhas adeptos ao kitesurf aproveitam para praticar o esporte, mas o mar só é seguro para os mais experientes por causa dos ventos constantes.

Cotovelo
Praia de Cotovelo
        Localizada após a praia de Ponta Negra, Cotovelo está a 15 km de distância de Natal RN e pertence ao município de Parnamirim. Seu público é em geral formado por veranistas locais. As falésias dão charme à praia que atrai aqueles que preferem aproveitar a calmaria do mar para descansar, e os restaurantes à beira-mar.
        De cotovelo é possível ver também as falésias que deram nome a primeira Base de Lançamento de Foguetes da América Latina – a Barreira do Inferno. Denominada assim porque as falésias à beira do mar são vermelhas e lembram a cor do fogo.
          Logo após a praia de Cotovelo está a famosa praia de Pirangi que abriga o maior Cajueiro do Mundo em sua principal rua. Essa árvore tem mais de 100 anos e continua em expansão e dando frutos. Para visitação é cobrada uma taxa simbólica. O turista pode ainda subir num palanque de madeira que tem altura maior que a da árvore e apreciar sua copa lá de cima. 

Lagoa de Guaraíra
 
 Lagoa de Guaraira

       A Lagoa de Guaraíra é uma lagoa de águas mansas que traduz toda a beleza da praia de Tibau do Sul, no litoral sul do Rio Grande do Norte, antes da praia da Pipa. Apesar de já ter sido uma lagoa de água unicamente doce, hoje, pelo encontro com o mar, é composta também por água salgada. Nela você pode fazer passeios de barco, lancha, canoa, caiaque e até de banana-boat.
     A Guaraíras além de servir para pesca, e de ser fundamental para a carcinicultura - criação de camarão - do estado, tem uma extensa área de mangue. À beira-mar estão dispostas várias barracas com pratos típicos da culinária litorânea. Se você puder esperar para ver o pôr-do-sol lá, não vai se arrepender.
Lagoa do Carcará
Lagoa do Carcara

     A Lagoa do Carcará fica na praia de Tabatinga, que pertence ao município de Nísia Floresta. Pouco conhecida, de águas limpas, mornas e transparentes dá para ver o fundo com as areais claras. Apesar de ser uma dificuldade chegar lá, não desista. No percurso até lá você vai conhecer o Engenho Papary que oferece ao turista uma degustação das cachaças artesanais Papary e Vila Imperial - produzidas no local. Você também pode comprá-las no local.

       Para se divertir na Lagoa do Carcará você pode praticar o windsurf, andar de caiaque ou pedalinhos. A Lagoa faz parte de um roteiro turístico pouco conhecido chamado “Roteiro das Águas”, do sistema "Lacuste Bonfim", que é composto por várias outras lagoas: Redonda, Boágua, Arituba, Alcaçus, Ferreira Grande, Urubu e Carcará.  Se você curti uma lagoa vale a pena conferir, fica 50 km distante de Natal RN.

VOLTAR AO TOPO


Malembá
 
Praia de Malemba

      Está localizada a 38 km de Natal RN, no litoral sul do Estado, entre a praia de Barreta e Tibau do Sul. Mesmo próxima a Tibau do Sul, e recebendo muitos turistas que chegam ou a deixam, Malembá pertence ao município de Georgino Avelino. A praia é deserta, e por isso sua beleza natural continua quase que intocada. O mar é calmo, com ondas fracas e arrecifes.
      Famosa por ser um recanto do kitesurf, devido aos fortes ventos, Malembá é também procurada por quem quer aproveitar suas dunas e dar um passeio de buggy ou quadriciclo, praticar o sandboard e o skibunda. O acesso à praia é feito pela travessia da balsa que parte de Tibau do Sul.                  
       Também pode-se chegar até lá pela orla da praia, para quem vem da cidade de Natal, de buggy ou carros tracionados.

Pirangi do Norte e Sul 
Pirangi do Norte
      A praia de Pirangi do Norte é separada da praia de Pirangi do Sul pelo Rio Pirangi. Está localizada no litoral Sul do RN, a 22 km de Natal, e é a praia mais frequentada pelos veranistas. O mar é próprio para banho.
      É na praia de Pirangi que está o maio cajueiro do mundo. A árvore centenária tem dez mil metros quadrados de copa e ainda está frutificando. Você pode vê-la gratuitamente ao passar pelo centro. Para entrar e passear por dentro de seus galhos, é cobrada uma quantia simbólica. Você pode ainda subir num palanque de madeira, mais alto que o Cajueiro, e ver de cima toda a sua beleza verde e o oceano.
      A praia de Pirangi também tem um famoso passeio de barco, realizado pelo Complexo Turístico, que fica em frente ao Cajueiro, chamado Marina Badauê. O passeio leva o turista a outras praias da região e às piscinas naturais de águas transparentes de Pirangi, que fica a 800 metros da costa. Aproveite e dê um mergulho!
     Além dos atrativos naturais, por ser uma das mais famosas praias para aproveitar o veraneio, a prefeitura de Parnamirim realiza todo ano em Pirangi um grande carnaval que reúne bandas diversas atraindo o público para a rua principal. Se programe a aproveite tudo isso em sua próxima visita à Natal RN.

Ponta do Madeiro

Ponta do Madeiro

       A praia do Madeiro é muito visitada por curiosos que querem ver golfinhos a olho nu e aqueles que desejam pegar suas primeiras ondas. Na praia há barracas que oferecem pranchas para aluguel, e você pode também contratar os serviços dos instrutores, que darão dicas e orientarão os seus primeiros passos sob as ondas.  
        A praia, que é uma baía, tem uma beleza sem igual. Para chegar à beira-mar é preciso descer uma escadaria de madeira particularmente grande, cercada pela vegetação local. Mas o esforço físico é compensado pela vista que você terá da região, com falésias coloridas e coqueirais.                                  
       Uma opção para chegar até a praia Ponta do Madeiro – se você estiver na praia da Pipa – é fazer uma trilha a pé do Santuário Ecológico - uma área de Mata Atlântica preservada com trilhas que lhe darão contato direto com a natureza. O percurso acabará numa escadaria que leva até a praia.

 

Praia de Sagi
Praia do Sagi
 
      A Praia de Sagi está localizada a 115 km de Natal RN, após Baía Formosa. É a última praia do litoral sul e faz fronteira com o estado da Paraíba. A divisa entre os estados é marcada pelo Rio Guajú – de águas escuras e mornas. O fato de ser distante da capital faz Sagi ser uma praia quase intocada. Há uma duna denominada “No Limite”, que você pode subir e apreciar a belíssima paisagem que separa os dois estados do nordeste.             
     O sandboard é praticado nas dunas de Sagi. Além disso, você pode fazer passeios em jangadas pelo rio Guajú, visitar o manguezal, e tomar o banho de lama - a lama é retirada do manguezal e passada em todo o corpo, pois acredita-se que ela tenha propriedades rejuvenescedoras. Sagi é uma praia para quem deseja aproveitar a tranquilidade da natureza. 

Sibaúma
 
    Localizada a 90 km de Natal RN, a praia de Sibaúma é a última do município de Tibau do Sul. Diferente das outras praias pertencentes a esse município, que são bastante conhecidas. Sibaúma tem como peculiaridade ser uma praia extensa, deserta, e ainda ser uma vila de pescadores.
      No entanto se você estiver na praia da pipa, fica apenas 10 minutos de distância.

         

 

Comentários


 


Copyright© Natal Praias / Criação de sites Brasil na Web